Permitir-se recomeçar

“Para os pessimistas é ingenuidade acreditar que seja possível curtir cada dia como se fosse uma página virada, perfeitamente limpa, nova, sem que os erros de ontem estejam implicados espiritualmente; não, porém, para os cristãos”, Braga.

Pra que sofrer pelo que passou, se Deus é afeito a recomeços?

Atos 13, especificadamente no verso 39, diz: “E tudo que pela lei de Moisés não pudestes ser justificados, por Ele é justificado todo o que crê”.

Estava hoje fazendo meu devocional e pensei sobre algumas coisas…

A mensagem de Paulo em Antioquia foi inicialmente direcionada aos judeus e aos gentios convertidos, nas sinagogas da cidade, embora fosse conhecido como “apóstolo dos gentios”. Havia uma prática de dar oportunidade para os visitantes falarem, em especial aos que tinham formação rabínica, o que era o caso.

Neste capítulo Paulo começa sua pregação trazendo a memória de Israel – o que era muito apreciado pelo público – e dessa maneira demonstra o quanto reconhecia os israelitas como povo aliançado com Deus.

Ele lembra da saída do Egito, fala do tempo dos juízes, dos Reis, profetas e até mesmo de João Batista, o anunciador do Messias…

Apenas depois dessa ampla introdução Paulo apresenta Jesus, tal qual Emanuel, Messias ressuscitado, o que poderia dar a todos a remissão dos pecados.

Para os pessimistas é ingenuidade acreditar que seja possível curtir cada dia como se fosse uma página virada, perfeitamente limpa, nova, sem que os erros de ontem estejam implicados espiritualmente; não, porém, para os cristãos.

O que ontem foi pesadelo, hoje não deve incomodar mais. Se ontem você perdeu a cabeça, falou ou fez coisas que não devia, por que não recomeçar? Se qualquer negócio deu errado, se perdeu de vista a presença de Deus, saiba que há pra você um desfecho nobre pra essa história.

Para quem crê em Jesus, a mensagem de que todos os pecados podem ser totalmente desconsiderados – desde que confessados com arrependimento – é uma realidade que renova as forças e acalma o coração.

Por meio de Jesus nós obtemos total obliteração das transgressões. Seu amor faz nossa mente ressignificar o passado que tanto entristeceu, envergonhou. 

Remissão dos pecados significa ser encarado por Deus como se nunca tivesse pecado. Significa abrir um novo cenário a cada dia, pois Ele gera em nós muitas oportunidades para viver melhor.

“Porque serei misericordioso para com as suas iniquidades, e dos seus pecados, e de suas prevaricações não Me lembrarei mais” Hb 8:12.

Então, com fé para crer que alguém maior pode ignorar minhas falhas, por que eu mesmo faria questão de lembrá-las? Por que sofrer por isso?

Vire a página, comece de novo, escreva outro desfecho pra sua história. Já!

ede0755338e6a4e41de86c09614db4f9_decorative-underline-clipart-clipartfest-drawing-art-_370-370

IMG_20180930_185130300

Ariana Braga, educadora por formação, mãe por vocação. Amante da poesia. Aprendiz de psicanalista.

Um comentário sobre “Permitir-se recomeçar

  1. Fabíola disse:

    Verdade, quando largamos o peso de nossos erros ou pecados e lançamos na Cruz, nos fazemos protagonistas de nossa história, nos dando a oportunidade de aprender com as falhas, ensinar com nossa experiência e nos aprimorar como servos do Senhor. ” Eis que faço uma coisa nova”..

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s