Drops de psicanálise

“É o inconsciente que determina o comportamento dos sujeitos”[paráfrase], Coronel.

A psicanálise é um método de investigação e tratamento psicológico focado nos distúrbios neuróticos (sobretudo na escola freudiana). Inaugurado pelo Dr. Sigmund Freud, teve como marco principal a tomada da técnica associação livre (de palavras) – via pela qual o inconsciente “escapa” – em lugar da catarse, da sugestão e da hipnose.

Sua maior característica é o valor dado à experiência inconsciente, a qual, segundo a psicanálise, determina o comportamento de todos os sujeitos, especialmente do sujeito neurótico, ao mesmo tempo em que é repositório dos traumas e dos desejos reprimidos da infância.

Sua importância para educação se encontra na maneira como encara o desenvolvimento humano, a saber, pela vertente psicossexual. Vale salientar que o sexual em Freud não é sinônimo de genital, antes, trata-se da maneira como o bebê utiliza as zonas erógenas do corpo visando prazer, o que deixa rastros profundos na personalidade humana.

O desenvolvimento psicossexual divide-se em fases: oral, anal, fálica e genital. Nestas últimas, é quando a criança precisa administrar seus sentimentos ambíguos em relação aos pais, ou representações (complexo de édipo), “resolver” seu gênero e amadurecer a sexualidade.

A contribuição da psicanálise se destaca muito na questão da afetividade e da relação entre ética e desejo, o que abrange boa parte dos dilemas da vida interpessoal e em sociedade.

ede0755338e6a4e41de86c09614db4f9_decorative-underline-clipart-clipartfest-drawing-art-_370-370

WhatsApp Image 2018-11-06 at 15.14.36

Fábio Coronel, professor e músico iludido. Idealizador do projeto Autonomia EaD | Divulgação Filosófica.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s