Breve manifesto contra a Guerra

“A Guerra é estúpida, e pelo visto, tendenciosa”[paráfrase], Coronel.

Podemos concordar que numa Guerra não existem vencedores?

A época é de intolerância, fundamentalismo e ensimesmamento. Situações sociais, religiosas, epidemiológicas, dadas como vencidas, ficam novamente em voga. Olhando pelo retrovisor da história, precisamos admitir que o contexto não é favorável à paz: Coréia do Norte, Venezuela, Síria… Ainda não sabemos resolver nossos conflitos.

A – relativamente – bem sucedida experiência diplomática no ocidente deveria nos impelir dizer não à Guerra. Principalmente depois de duas mundiais, o que se buscaria nas sociedades contemporâneas, além de democracia e de república, seria justamente a maior segurança possível nas relações internacionais e o respeito aos direitos humanos, pontos que justificam inclusive a existência da ONU[1].

Embora alguns autores anunciem o fim das grandes ideologias[2] que integram e organizam propósitos, a proteção dos direitos humanos não tinha que apontar um discurso até certo ponto unívoco para as relações sociais, pelo menos no ocidente? Habermas foi feliz em afirmar que onde há consenso por meio do diálogo, ali se estabelecem os fundamentos da ação moral. Quem dera se comunicação e intersubjetividade construíssem a “nova” ética que precisamos.

Nenhum interesse político-econômico pode desconsiderar o que estabelecemos como imprescindível à dignidade humana. Nenhuma convicção pode justificar o extermínio de pessoas. Nós, enquanto sociedade planetária, já possuímos um acúmulo de conhecimento suficiente para identificar que a resolução de conflitos através de Guerra é estúpida e, pelo visto, tendenciosa.


[1] Organização das Nações Unidas.
[2] Veja sobre Jean-François Lyotard.

ede0755338e6a4e41de86c09614db4f9_decorative-underline-clipart-clipartfest-drawing-art-_370-370

WhatsApp Image 2018-11-06 at 15.14.36

Fábio Coronel, professor e músico iludido. Idealizador do projeto Autonomia EaD | Divulgação Filosófica.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s