O tempo

“O tempo pode ser medido com as batidas de um relógio ou pode ser medido com as batidas do coração”, Rubem Alves.

O tempo vai passando, os dias avançando, e o seu tempo? E você no tempo? Qual o sentido do tempo para o homem no mundo pós-moderno?

Vivemos à dizer: – Precisamos de mais tempo para trabalhar – para comprar e construir coisas, para ser feliz. E estudando, trabalhando, comprando, construindo tivemos tempo para ser feliz?

Quem dera parar o tempo, como paramos um filme no modo pause, a fim de eternizar momentos. Quem dera acelerar o tempo a fim de pular a crise, a dor, o medo, o sofrimento.

Esquecemos que tudo isso é processo, e processo leva tempo.

O tempo é injusto e até perverso. Às vezes ele nos dá um cartão de crédito ilimitado na juventude, e quando a velhice chega, vem a fatura de uma vida inteira desperdiçada.

Nada passa desapercebido pelo tempo, assumindo muitas formas, ele tudo sabe, tudo vê e tudo cobra. Temos alguns tipos: Cronos, Kairós, Noético, Aion

Quatro tempos vividos ao mesmo tempo, ou não; depende da sua percepção no mundo, da sua sensibilidade, da sua interação consigo mesmo e com o espiritual.

Ouvimos muito sobre o cronos, o cronológico, o que nos organiza e escraviza, o que nos cobra, o que nos lembra que o boleto vai vencer dia 5; que não demora vamos fazer 4.0 ou 5.0.

Eu – particularmente – vivo muito o aion e o noético. Embora queira usufruir da sabedoria do kairós. “Ensina-me a contar os meus dias de tal modo que eu alcance um coração sábio”. O aion é o momento vivido na sua intensidade não na sua extensividade; o Noético é o vivido com sentido; não se vive por viver, mas procuram-se motivos, razões.

Kairós – ah, o kairós S2 – é o tempo oportuno. Eclesiastes diz : “Há um tempo determinado para tudo debaixo do céu […] Tempo de plantar e tempo de colher, tempo de chorar e tempo de sorrir[…]”. Qual é o que você está vivendo?

Independente de qual for, saia melhor de tudo isso. Em toda circunstância há aprendizado.

Não deixe a distração devorar o seu tempo.

ede0755338e6a4e41de86c09614db4f9_decorative-underline-clipart-clipartfest-drawing-art-_370-370

IMG_20180930_185130300

Ariana Braga, educadora por formação, mãe por vocação. Amante da poesia. Aprendiz de psicanalista.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s