Pelos olhos de Patch Adams

“Por que não sermos mais empáticos?”, Marques.

Patch Adams é um filme de 1998 que deveria ser visto por todos, independentemente de sua área de interesse ou formação. Com temas ainda úteis em pleno 2019, o filme nos faz refletir e sentir desconfortáveis com a nossa diária falta de empatia.

O filme começa com uma cena em que Patch se coloca voluntariamente em um hospício por ter tentado se suicidar. Tentando não dar muito spoiler sobre o filme, as cenas seguintes tratam da percepção do personagem acerca de não receber a ajuda adequada dos médicos e de ter aprendido mais com os próprios pacientes, como o mesmo relata mais à frente.

Após ajudar um paciente a ir ao banheiro com diversas brincadeiras, Patch sai do hospício e decide fazer medicina. Nessa jornada em busca de se formar ele fica incomodado com o fato dos estudantes de medicina só entrarem em contato com pessoas no terceiro ano, e antes disso ficarem restritos aos conhecimentos teóricos.

No meio tempo entre sua entrada e formação, o protagonista se apaixona por uma mulher que o auxilia em suas ideias; e o faz entrar em contato com pessoas por uma medicina mais social e, portanto, fora do tradicional.

Patch é um exemplo de empatia, de risos e não de tradicionalismo tacanho.
Diversos obstáculos são colocados em sua formação, mas sem desistir (ou quase desistindo) – opa! sem spoiler kkk ele consegue se formar; palhaço e brincalhão, nos coloca a refletir na relação médico-paciente que perpassa todos os cursos da saúde. Qual relação queremos estabelecer? Será que as regras impostas e tradicionais não podem ser mudadas? Como sermos mais empáticos e ainda assim profissionais?

Observando diariamente e refletindo sobre minha formação em psicologia, percebo o quanto não nos deixamos afetar pelo próximo, quantas vezes queremos ser mais humanos, mas temos que seguir certas normas sociais que enrijecem nosso comportamento e trabalho.

Por que não repensar nossas práticas profissionais e sermos mais empáticos? Cabe aqui um ponto de reflexão para todos!

ede0755338e6a4e41de86c09614db4f9_decorative-underline-clipart-clipartfest-drawing-art-_370-370

thumbnail_WhatsApp Image 2019-03-25 at 1.05.10 PM

Ariella Marques, estudante de psicologia, amante de compartilhar saberes e conversar.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s