Entrevista para a Ler & Cia

Feliz aquele que tem Lewis como companheiro de caminhada na existência“, Coronel.

De 28/02/2018 à 02/04/2018

Melina Pockrandt Boa noite, Sou jornalista da revista LER&CIA, publicação bimestral do Grupo Livrarias Curitiba, maior grupo livreiro do Sul do País. Com tiragem de 200 mil exemplares, a revista aborda temas relacionados à cultura. Estamos fazendo uma matéria sobre C. S. Lewis e gostaria de saber se você poderia contribuir com uma entrevista sobre o tema.

Fábio Coronel Bom dia Melina, Seria uma satisfação. Informe qual será o procedimento, por gentileza.

Melina Pockrandt – Infelizmente, é uma matéria pequena. Digo, infelizmente, porque gosto muito da obra dele e acho que mereceria mais (rs). [Seria responder algumas perguntas, ok?].

Fábio Coronel Ok, vamos lá.

Melina Pockrandt – Qual é a importância de C. S. Lewis na literatura mundial – cristã e
não cristã?

Fábio Coronel A importância de Lewis para a literatura mundial encontra-se, sobretudo, nas suas obras de fantasia. Entendida por muitos como subgênero, ele e Tolkien foram responsáveis para que esse tipo de ficção pudesse ser considerado mais seriamente. Além disso, a coleção As Crônicas de Nárnia é um grande sucesso comercial, até hoje, e lista como uma das literaturas mais vendidas do mundo. Por vários motivos, no Brasil, esse autor não possui tanta visibilidade, e mesmo os cristãos parecem ter mais contato com seus textos apologéticos (de defesa da fé). Colegas como Gabriele Greggersen realizam um valoroso trabalho na divulgação de sua obra.

Melina Pockrandt – Qual é a dimensão das obras Cristianismo Puro e Simples Cartas de um diabo a seu aprendiz na obra de C. S. Lewis? Quais são os principais temas abordados?

Fábio Coronel Cartas de um Diabo à seu Aprendiz é uma literatura epistolar que usa o típico humor britânico para falar sobre espiritualidade e as sutilezas que corrompem a busca da virtude. A II Guerra é o contexto. Esse trabalho foi dedicado a Tolkien, contudo registros afirmam que Lewis não gostava tanto dele, o que gerou certo desconforto entre os dois. Já o livro Cristianismo Puro e Simples na verdade é a adaptação posterior de uma série de palestras feitas para a rádio BBC durante a II Guerra. Isso fez com que a linguagem do livro parecesse mais acessível (o que para nós depende da tradução). Nele Lewis procura demonstrar a sobriedade do cristianismo (uma abstração para além das denominações) como visão de mundo: debate moralidade, psicanálise, teologia, tudo de um jeito bastante lógico e performático. Os dois livros se enquadram em um momento específico da carreira do literato onde o interesse era a expor sua religiosidade. Somente na década de 50, com Nárnia, esses mesmos teores são traduzidos de forma mais polida.

Melina Pockrandt – Elas podem ser consideradas obras clássicas? Por quê?

Fábio Coronel Acredito que sim, podem ser consideradas clássicas. O termo Clássico remete a uma obra que perpassa gerações por ter seu valor patente. E o valor da escrita e do argumento de Lewis é incontestável. Outra coisa é o apelo universal que os temas abordados sugerem: sofrimento, honra, religião, mazelas da sociedade, ambiguidades da linguagem; mais do que ler, a experiência com a literatura lewisiana muitas vezes é de ser lido por ela. Feliz aquele que tem Lewis como um companheiro de caminhada na existência.

Melina Pockrandt – Fábio, muito obrigada pela colaboração.

Fábio Coronel Disponha. A alegria é minha.


*Além de Nárnia. Ler & Cia, Curitiba, p. 9 – 9, 01 maio 2018.

ede0755338e6a4e41de86c09614db4f9_decorative-underline-clipart-clipartfest-drawing-art-_370-370

WhatsApp Image 2018-11-06 at 15.14.36

Fábio Coronel, professor e músico iludido. Idealizador do projeto Autonomia EaD | Divulgação Filosófica.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s