9 de março, dia da mulher!

“Que sejamos nós mesmas, cada uma lutando pelo que acredita”, Braga.

Estou construindo uma ministração para o Dia Internacional da Mulher usando como tema a mulher e sua influência no mundo.

Empreguei como base a vida de mulheres que influenciaram – ou até mudaram – os destinos das histórias bíblicas, como Ester, Débora e Jael, para mostrar que elas têm o seu valor e deixaram legados.

Como essas pessoas outras tantas também contribuíram para que a mulher saísse de um lugar de inexistência e insignificância e pudesse ser considerada humana, dotada de capacidades e dons.

Pois que paralelos poderíamos traçar entre as personagens bíblicas e as 130 mulheres que foram carbonizadas em 1911 na fábrica nos EUA? Ora, muitos! Força, liderança, perspicácia… Igualmente com princesa Isabel e Harriet Beecher Stowe; Nísia Floresta Augusta; Joana d’Arc; Eleanor Roosevelt; Madre Tereza e muitas que lutaram por uma sociedade mais justa e igualitária, mulheres que se destacaram na política, na economia, nas academias como grandes intelectuais; que trabalharam em prol dos mais necessitados, dos marginalizados.

Todas buscaram responder aos desafios de sua própria época. Bom, isso serve para mostrar que nós, hoje, não podemos admitir a cultura machista e patriarcal que há tempos as sociedades, e sobretudo a religião, querem nos impor.

Jesus, visto como Deus encarnado, tinha afeição, respeito; dava lugar às mulheres num contexto em que a mulher não era sequer considerada.

Que Jesus seja nosso mestre.

Que sejamos, como Ester, rainha para salvar a nação!

Débora, mulher politizada!

Jael, a beduína combatente.

Madre Tereza que viveu pelos pobres;

Joana D’arc, líder militar.

Sejamos nós mesmas, cada uma lutando pelo que acredita, sem perder os valores, sem perder as raízes, mas vivendo para construir um lugar mais digno para si e para a posteridade.

ede0755338e6a4e41de86c09614db4f9_decorative-underline-clipart-clipartfest-drawing-art-_370-370

IMG_20180930_185130300

Ariana Braga, educadora por formação, mãe por vocação. Amante da poesia. Aprendiz de psicanalista.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s