Mediadores de Leitura

“Para transmitir o amor pela leitura […] é necessário que se tenha experimentado esse amor”, Petit.

Se repararmos bem ao nosso redor iremos enxergar alguma palavra; seja no imã da geladeira, na capa de um livro, na bula de um remédio, no letreiro do ônibus, no cardápio da lanchonete, em uma camiseta… Como é visível que estamos rodeados de palavras, sejam elas difíceis ou fáceis, afinal, nascemos inseridos numa cultura diversa, e não importa qual seja, uma hora ou outra sentiremos a necessidade de ler ou escrever.

Você, amigo leitor, pode ser que não leia muitos livros, ou leia apenas por distração. Talvez leia apenas quando procura alguma informação no google, mas, calma, isso também não é ler? Não se pode negar que a leitura é importante para todas as pessoas, mesmo as que não a buscam frequentemente. Não existe melhor auxílio para simbolizar e representar o mundo ao nosso redor.

O Brasil é um país de poucos leitores, segundo a pesquisa realizada pelo Instituto Pró-Livro – que apresentou sua 4ª edição (março, 2016) de “Retratos da Leitura no Brasil”. Há falta de incentivo na leitura e os influenciadores são restritos. Isso nos afeta! Você saberia dizer quem foi a pessoa que mais te influenciou na leitura? E com quantos anos? Agora mais difícil… lembra o tema do livro? [risos] É importante retomar essas memórias, pois nelas identificamos a importância dos mediadores em nos construir como leitores.

Que tal se sensibilizar, ser um influenciador de leitura? Chame alguém para ler o mesmo livro que você, algum amigo, pai, mãe que tenha essa afinidade. Deixe as competições de lado, compartilhe uma leitura questionadora onde for: biblioteca, varanda de casa ou num jardim – não seria maravilhoso um jardim? – a escolha é livre!

Vale a pena o experimento, e jamais se esqueça: tomando as palavras de Petit, “Para transmitir o amor pela leitura, e acima de tudo pela leitura de obras literárias, é necessário que se tenha experimentado esse amor”[1].


  1. PETIT, Michele. Os jovens e a leitura: uma nova perspectiva. São Paulo: Editora 34, 2008, p. 161.

ede0755338e6a4e41de86c09614db4f9_decorative-underline-clipart-clipartfest-drawing-art-_370-370

WhatsApp Image 2018-11-25 at 13.20.20

Tayná Manhães, professora de biologia. Confeiteira amadora nas horas vagas.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s