Todo amor é kenótico

“Quem de dentro de si não sai vai morrer sem amar ninguém”, Vinícius de Moraes.

Amar significa ter a capacidade de sair de si, tal como na experiência crística.

“Quem de dentro de si não sai, vai morrer sem amar ninguém”. Essas palavras contêm uma verdade cristalina, qual seja: para amar é necessário auto-esvaziamento. Esquecer-se da gente e olhar para além de nosso campo de visão. Para fora de nós mesmos, ou para usar uma expressão de Viktor Frankl, autotranscender-se.

Quem pensa que carece ter, o tempo todo, seus desejos satisfeitos, e que a função do parceiro num relacionamento é anular-se; que as aspirações e sonhos alheios não são tão importantes quanto a própria vontade; é um tirano. Incapaz de amar.

Amar se define como a possibilidade de superar o ensimesmamento, de promover uma kenosis no universo pessoal. Tal como Cristo, pressupõe autolimitação, esvaziamento interior do tipo que permite olhar em direção a um outro que é semelhante em vontade.

É bom ressalvar que desprezo próprio não faz parte desse caráter esvaziado, muito menos a escravidão voluntária. Antes tem a ver com estar seguro de quem se é, conhecer o devido valor e ser capaz de enxergar alguém além da presença esmagadora do eu. Mais, admitir que nesse alguém há potencialidades, dignidade, beleza e força que independem de quem vê ou não vê.

O amor verdadeiro não aprisiona. Liberta! Por isso que tem gente que nos faz bem, que nos salva e devolve, não nos rouba de nós mesmos, como já dizia Pe. Fabio de Melo.

ede0755338e6a4e41de86c09614db4f9_decorative-underline-clipart-clipartfest-drawing-art-_370-370

WhatsApp Image 2018-12-08 at 14.20.13

Elias Valentim, contador de números e de histórias.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s