A filosofia entre o dizer e o indizível

“Entender qualquer momento é aprender seu campo de possibilidades”, Cherkasova.

A filosofia contemporânea tem discutido até que ponto o trabalho filosófico pode factualmente desenvolver uma maneira de dizer sobre as coisas, sem que com isso encontre-se num problema de auto-referência. Uma aporia, como alguns pensadores dizem acontecer, por exemplo, nos sistemas de Platão, Kant, Nietzsche, Heidegger, Wittgenstein, Derrida e Rorty.

Talvez uma boa saída seja substituir a discussão sobre a dificuldade de correspondência entre mundo e linguagem por outra questão, a da abertura e fechamento. Não se pode descrever precisamente as coisas porque elas são abertas. Nossas descrições, definições (fechamentos) ocorrem como reduções técnicas, e mantém validade frente ao problema da auto-referência apenas porque permitem meios de interferir no mundo, ainda que não expliquem sua totalidade.

Considerando que as possíveis certezas da vida cotidiana não exigem presumir que nossos fechamentos descrevem a realidade, devemos viver a partir de qual lógica? Penso que multiplicando possibilidades de ação. Uma mente verdadeiramente filosófica nunca está satisfeita com o estado de coisas, antes deseja explorar alternativas latentes, por vezes, no limite do que pode ser pensado.

Parece que dizer sobre as coisas depende bastante da qualidade de nossas suposições e de como elas podem ser aplicadas virtualmente. A filosofia, que começa com o admirar, tem sido corretamente distinguida pela promoção de questões do tipo “e se…?”. É esse compromisso com o que poderia ser de outra maneira que abre espaço para vidas únicas e ações inesperadas.

ede0755338e6a4e41de86c09614db4f9_decorative-underline-clipart-clipartfest-drawing-art-_370-370

WhatsApp Image 2018-11-06 at 15.14.36

Fábio Coronel, professor e músico iludido. Idealizador do projeto Autonomia EaD | Divulgação Filosófica.

4 comentários sobre “A filosofia entre o dizer e o indizível

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s