Conveniências…

“O lucro não é a causa da empresa, mas a sua validação”, Druker.

Certa vez entrou na concessionária uma pessoa interessada na compra de um veículo. O cliente, querendo conhecer o produto, perguntou ao consultor sobre as cores que mais vendiam. Este de pronto respondeu: “Branco sai mais”. O diálogo seria inocente se a cor branca não fosse a única disponível no estoque da concessionária.

O mundo corporativo, refém de sua própria natureza comercial, acaba transformando o homem (suscetível) num trapaceiro, ou melhor, num interesseiro. Caso seja útil, a mentira tem espaço, caso não seja, a mentira perde a vez. Se a pergunta do cliente fosse: “Estou interessado na cor prata. Existe alguma unidade disponível?”, o consultor responderia que a cor branca era a única disponível para pronta entrega, e que a cor prata dependeria de encomenda. Sustentar a mentira da disponibilidade da cor prata prejudicaria o próprio vendedor, que provavelmente não entregaria o veículo no prazo imaginado pelo consumidor.

A conveniência parece ser o comandante do barco de quem navega nos mares empresariais. Para a maioria das organizações modernas, o lucro é objetivo principal e fundamental. Principal porque alimenta o interesse dos sócios; e fundamental porque garante a saúde financeira. Mas segundo Peter Drucker, o lucro não é a causa da empresa, mas a sua validação. Uma empresa para existir precisa ter lucro, o que não implica no oposto. Talvez seja essa falsa necessidade que coloca o trabalhador, o tempo inteiro, no limite da moral.

Uma empresa precisa vender, independente do que é dito e feito para isso? Essa aparenta ser a lógica padrão. Assim, ser conveniente torna-se a maneira pela qual as vendas asseguram a satisfação dos sócios, e nada mais. Na ética do mundo dos negócios: negócios, negócios; amigos, quando conveniente.

ede0755338e6a4e41de86c09614db4f9_decorative-underline-clipart-clipartfest-drawing-art-_370-370

WhatsApp Image 2018-12-03 at 20.11.51

Diogo Passos, administrador de empresas e realista por hábito (dizem…).

4 comentários sobre “Conveniências…

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s