Educação e metodologia

“Ansiamos por conduzir alunos à sensibilidade…”, Coronel.

Quando se trata de educação muito se fala a respeito de qual seria o melhor método para realizá-la. Do prisma etimológico, a palavra “método” vem do grego méthodos, de metá (pelo, através) e hodós (caminho). Retrata a ideia de um procedimento racional voltado ao alcance de determinada finalidade. Ele faz com que o homem interaja de maneira mais produtiva com a natureza e com a cultura.

Sua aplicação está orientada para a otimização do processo de ensino e aprendizagem, e se estabelece tanto quanto indispensável para que os alvos educativos sejam obtidos, porque age como um meio concreto de direcionamento para a apropriação do saber. Em suma um método de ensino só é realmente eficaz quando se identifica na qualidade de método de aprendizagem. 

Tudo deve conduzir o educando a realizar positivamente os objetivos da educação, todavia, isso será impossível antes de se definir o que se pretende alcançar com a educação. É uma questão externa ao método. Qualquer que seja, é pura filosofia.

Os objetivos da educação são exatamente os resultados que o educador espera da ação educativa. Eles demarcam a filosofia de vida de uma cultura e o perfil do ser humano que se espera forjar. Os procedimentos de ensino realmente importantes precisam colocar o aluno em contato direto com os fenômenos que lhe possibilite aprimorar sua conduta. Devem contribuir para que ele experimente, faça relações, deduza… 

Ansiamos por conduzir alunos à sensibilidade, muito antes que à (necessária) conscientização histórica, como proposto pela didática tradicional. Formar homens conscientes de sua finitude, frente a uma espantosa realidade que assombra e comove, para que sejam capazes de ter ideais legítimos, e tão-somente mediante a isso, intervir na realidade histórica.

ede0755338e6a4e41de86c09614db4f9_decorative-underline-clipart-clipartfest-drawing-art-_370-370

WhatsApp Image 2018-11-06 at 15.14.36

Fábio Coronel, professor e músico iludido. Idealizador do projeto Autonomia EaD | Divulgação Filosófica.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s