Por que democracia?

“Ser democrata é quase um processo de santificação”, Coronel.

A política é uma arte pragmática. Isso significa que deve ser pensada sob o critério de como funciona a dinâmica do poder no mundo real. Maquiavel assim nos ensinou. Mas como poderíamos agir dessa forma sem a égide da democracia? Parece que pelo menos esse ideal deve ser mantido a despeito de todo o resto.

Democracia é sinal de amadurecimento. Recusa de terceirizar o exercício da cidadania. Podemos quantificar o quão infantilizada é uma sociedade que escolhe (deliberadamente) déspotas em vez de representantes? Se a política está fundamentada no diálogo e na possibilidade de convencimento, só o jogo democrático a garante.

Democracia também é sinal de inteligência. Protegê-la é proteger-me! É dar manutenção ao único cenário possível para que as pessoas se tratem como, no máximo, concorrentes, jamais como inimigas. Obviamente há um limite para a tolerância, a saber, qualquer proposta anti-democrática. Não é sensato cortar o galho sobre o qual se está apoiado.

Democracia, por fim, é sinal de coragem. Ela é construída com luta, todos os dias. A história mostra que muitos são os interesses contrários, que encontram eco na perversidade humana. Portanto ser democrata é quase um processo de santificação. Significa, acima de tudo, a valentia de unir pessoas em torno de um objetivo comum.

ede0755338e6a4e41de86c09614db4f9_decorative-underline-clipart-clipartfest-drawing-art-_370-370

WhatsApp Image 2018-11-06 at 15.14.36

Fábio Coronel, professor e músico iludido. Idealizador do projeto Autonomia EaD | Divulgação Filosófica.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s