O pensamento do pensamento (Prado Jr.)

“Enquanto os filósofos se afogam em sutilezas que não passam no mais das vezes de puro jogo de palavras, a filosofia se perde num debate sem solução”[paráfrase], Prado Jr.

Um dos livros mais emblemáticos de introdução à filosofia indicados a alunos é O que é filosofia[1], de Caio Prado Jr. Este autor, influente intelectual, foi fundamental para o desenvolvimento do marxismo no Brasil e para o estabelecimento de uma leitura mais apurada do nosso contexto sociopolítico.

Ele nasceu em São Paulo, dia 11 de fevereiro, 1907. Participou ativamente da vida política brasileira e da Europa Ocidental. Foi um dos fundadores do Partido Democrático. Em 1931, descontente com os rumos da Aliança Liberal que deu sustentação a Getúlio Vargas, decidiu migrar para o Partido Comunista. Atuou também na Intentona Comunista de 1935, vindo a ser preso pelo período de dois anos.

A partir de 1937 passou a residir na França. Era o ápice do nazi-fascismo e do franquismo; na fronteira com a Espanha procurou ajudar os que fugiam da zona de conflito. Já em 1939 volta ao Brasil, tornando-se deputado estadual por São Paulo (1947), apesar de posteriormente cassado em 1948, com a declaração de ilegalidade do seu partido.

Em 1944, junto com Monteiro Lobato, constituiu a Editora Brasiliense. Sua produção literária abarca as áreas de História, Geografia, Sociologia, Economia, Política e Filosofia. Faleceu no ano de 1990. A maioria dos estudiosos considera sua principal obra a Formação do Brasil Contemporâneo, de 1942.

Prado Jr. não era filósofo de formação, isso faz diferença? Talvez reflita um pouco em certos enunciados obscuros. Outra pergunta importante: o texto do autor é decorrência de sua militância política ou a motivação dela? De certa forma a filosofia no Brasil[2] sempre foi vista como pouco objetiva – tendência encontrada no seu próprio texto, embora se proponha a esclarecer o tema; associar filosofia e ação política é um jeito elegante de conferir utilidade a ela.

Para Prado Jr., filosofia é a atividade humana que examina o conhecimento a partir da análise do fato cognitivo em sua generalidade, que por sua vez tem como matriz a dialética humana, a que vai do ato à ideia (ou da prática ao conhecimento) retornando ao ato, com o objetivo principal e final de servir como orientação da ação.

Segundo o livro, a filosofia se diferenciará da ciência, única e exclusivamente pelo seu objeto, tornando-se campo de saber à parte. Enquanto a ciência tem por objeto as “feições e ocorrências do cosmo” que abrangem o homem, o da filosofia seria justamente esse conhecer as “feições e ocorrências”. Portanto, filosofia é conhecimento do conhecimento, pensamento que se volta contra si e que questiona sua validade. O filósofo é aquele que toma o pensamento como objeto. Ciência é conhecimento do mundo, da natureza e demais realidades objetivas, enquanto filosofia é sempre uma epistemologia, ou seja, uma teoria do conhecimento.

A crítica possível a essa conclusão está em admitir que o ápice do método filosófico é o materialismo-histórico, proposição que não resiste a sua própria metodologia. Divaguemos: se o materialismo-histórico foi para Marx uma síntese, fatalmente também é tese, que está aberto a uma antítese, e ocasionará numa nova síntese diferente do materialismo-histórico; é outra coisa… entende? Parece que Prado Jr. foi fisgado pelas seduções estruturalistas do século XX, no sentido de enquadrar pensamentos à macroestruturas.

O pensamento faz a estrutura e é feito por ela, mas com certeza, quem começa essa “birosca” sai na frente a nível de importância e prioridade.


  1. PRADO JR., Caio. O que é Filosofia? 14ª ed. São Paulo: Brasiliense, 1988.

  2. Até mesmo devido a sua formação positivista.

ede0755338e6a4e41de86c09614db4f9_decorative-underline-clipart-clipartfest-drawing-art-_370-370

WhatsApp Image 2018-11-06 at 15.14.36

Fábio Coronel, professor e músico iludido. Idealizador do projeto Autonomia EaD | Divulgação Filosófica.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s