Interação na Educação a Distância

“O EaD, acima de tudo, promove a autonomia”[Paráfrase], Manhães.

À medida que os anos passam observa-se maior procura por estudo – seja ele profissionalizante, técnico, de graduação, ou de pós-graduação -, sobretudo quando a intenção é uma melhor oportunidade de trabalho e salário mais digno. Desta forma os programas educacionais têm se aperfeiçoado cada vez mais para atender a demanda de diversas clientelas.

Uma das modalidades mais emergentes voltadas para esse fim é a Educação a Distância (EaD), que se iniciou no Brasil, século XX. Esse modelo de ensino possibilitou que instituições educacionais começassem a atuar no mercado de forma bastante diferenciada do ponto de vista tecnológico e metodológico.

De início, viabilizou para que o processo de aprendizagem fosse pensado com baixo investimento financeiro – comparado aos modelos de educação tradicional -, permitindo grande acesso, além de flexibilidade na comunicação dos alunos no que tange o uso de das redes de apoio institucional.

Outro distinto está na equipe de profissionais que compõem essas instituições, que é multidisciplinar. Abarca profissionais nas áreas financeira e pedagógica, elaboradores de conteúdos didáticos, formadores, designer’s de educação – para que o material seja endereçado adequadamente e com boa capacidade de interação – além de tutores (presencial ou a distância), coordenadores (curso, polo ou tutoria) dentre diversos outros profissionais.

Os responsáveis pela formação e andamento dos cursos são capacitados para desenvolver métodos onde os alunos não apenas recebem informações e as guardam, mas conduzem-nas na promoção da autonomia, da participação e da proatividade, seja por meio de audiovisual, aplicativo para celular, livro ou artigo online, rádio online, e-mail, ou outros meios tecnológicos.

É necessário ressaltar que a equipe multidisciplinar possui importância essencial para que um curso seja desenvolvido de forma mais sólida, pois através dela criam-se ambientes de dialogicidade, tanto com idealizadores quanto com alunos, que consequentemente receberão muitas possibilidades para serem autores qualificados nos tempos de hoje.

ede0755338e6a4e41de86c09614db4f9_decorative-underline-clipart-clipartfest-drawing-art-_370-370

WhatsApp Image 2018-11-25 at 13.20.20

Tayná Manhães, professora de biologia. Confeiteira amadora nas horas vagas.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s